top of page

Advérbios de Frequência.



Com que frequência você vai a academia? Frequentemente? Ou quase nunca? É fundamental quando aprendemos qualquer idioma, saber dizer concretamente a frequência com que fazemos as coisas. Para isso, em inglês, é habitual utilizarmos os advérbios de frequência:


She is naughty sometimes. Ela é mal comportada às vezes.

They don’t come here often. Eles não vêm cá muitas vezes.

Do you see her often? Costumas vê-la muitas vezes?



Quando é que se utilizam os advérbios de frequência?


Estes advérbios permitem-nos expor a regularidade com que algo ocorre. Os advérbios podem modificar o significado de um verbo ("He eats quickly", "ele come rápido") ou de uma oração completa ("Luckily, she could pass the test", "Felizmente, ela passou no teste ").


Os advérbios de frequência realizam essas funções e, tal como o seu nome indica, servem para assinalar com que frequência se produz a ação do verbo ou com que periodicidade ocorre o que é expresso pela frase completa . À exceção de "hardly ever" ("quase nunca"), os advérbios de frequência em inglês são formados por uma única palavra.




Quais as regras que seguem estes advérbios?


As regras mais importantes referentes aos advérbios de frequência em inglês estão relacionadas com a posição que ocupam dentro da oração, dependendo do tipo de verbo:

Verbo "to be":

  • Depois do verbo "to be".

  • Exemplo: You are always late (Chegas sempre tarde).

Verbos auxiliares y modais:

  • Depois do verbo auxiliar ou modal

  • I have often considered becoming a vegetarian ( Algumas vezes já pensei em ser vegetariano).

  • I can never remember his name! (Nunca me lembro do seu nome do nome dele!).

Outros verbos:

  • Antes do verbo.

  • I usually work on Tuesdays (Normalmente trabalho às terças).

Por quê colocar o advérbio depois do verbo "to be" e dos auxiliares, mas antes dos demais verbos?


Quase sempre, vamos contrair tanto o verbo "to be" como os auxiliares (de modo que "You are late" se converte em "You’re late", "I have considered" passa a ser "I’ve considered", etc.). Se o advérbio estivesse situado antes do verbo "to be" ou dos auxiliares, iria interferir com a contração: por isso, é colocado depois destes.


Embora existam regras gerais para colocar corretamente os advérbios de frequência na oração, alguns deles podem não respeitá-las. Por exemplo, quando o falante quer enfatizar o advérbio, é habitual colocá-lo no princípio (ou até mesmo no final) da frase; isso acontece especialmente com advérbios que sugerem uma frequência "média", como "usually", "often", "sometimes", etc.


Dica:



Os advérbios "never", "rarely", "seldom" e "hardly ever" têm um significado negativo. Isso quer dizer que devem ser utilizados com verbos afirmativos. Se o verbo estivesse na forma negativa, a oração teria uma dupla negação, algo que não é possível em inglês:

Agora nunca compro CD.

  • I don’t never buy CDs nowadays. ✗



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page