top of page

Como falar sobre minha rotina em inglês



Have you ever had trouble telling someone about your routine? What is the first thing you do every morning? What is your nightly routine like? Would you know how to describe your routine if you had to? In this post you will learn some common verbs to do just that, with English examples and Portuguese translations. The post also includes some common expressions about routine.


Você já teve problemas em contar para alguém como é a sua Rotina? Qual é a primeira coisa que você faz todos os dias de manhã? Como é sua Rotina Noturna? Você saberia descrever a sua rotina se precisasse? Nesse post você vai aprender alguns verbos comuns para fazer exatamente isso, com exemplos em inglês e tradução para o português. O post também conta com algumas expressões comuns sobre rotina.




Existem algumas frases-chave que são úteis para aprender em inglês para explicar sua rotina diária a outra pessoa.



I wake up at 6 AM. – Eu acordo às 6 da manhã.

I get up at 7 AM. – Eu levanto às 7 da manhã.

I take a shower around 7:30. – Eu tomo um banho por volta das 7:30.

Then I brush my teeth. – Então eu escova meus dentes.

And I brush my hair. – E escovo meus cabelos.

Then I get dressed. – Então eu me visto.

I have breakfast at 8. – Eu tomo café da manhã às 8.

I read the newspaper. – Eu leio o jornal.

I check the weather on TV. – Eu verifico o tempo na televisão.

Then I leave for work around 9. – Então eu saio para trabalhar por volta das 9.

I take the bus to go to work. – Eu pego o ônibus até o trabalho.

I start working at 9:30. – Eu começo a trabalhar às 9:30.



Exemplo de rotina Matinal


I wake up at 5 o’clock every day, and then I press the snooze button on my alarm clock twice before I get up at 5.15. After that, I brush my teeth and take a shower. In the meantime, my wife is making coffee and ironing my clothes. After my shower, I brush my hair and get dressed. My wife and I have breakfast around 6 a.m. and while I’m having my breakfast, I’m reading the newspaper. As soon as I finish my breakfast, I put on my coat, grab my wallet, kiss my wife and kids and go to work. Once on the streets, I walk to the bus stop and take the bus around 7 o’clock. It takes about 40 minutes to get to work. I start working at 8 o’clock.


Eu acordo às 5 horas todos os dias, então eu aperto o botão soneca do meu despertador duas vezes antes de me levantar às 5h15. Depois disso, escovo os dentes e tomo banho. Enquanto isso, minha esposa está fazendo café e passando minhas roupas. Depois do banho, eu penteio meu cabelo e me visto. Minha esposa e eu tomamos café da manhã por volta das 6 da manhã e enquanto eu estou tomando o meu café da manhã, eu estou lendo o jornal. Assim que eu termino meu café da manhã, coloco meu casaco, pego minha carteira, beijo minha esposa e filhos e vou trabalhar. Uma vez nas ruas, ando até o ponto de ônibus e pego o ônibus por volta das 7 horas. Leva cerca de 40 minutos para chegar ao trabalho. Eu começo a trabalhar às 8 horas.




I have lunch at noon. – Eu almoço ao meio-dia.

I get off work at 5. – Eu saio do trabalho às 5.

I take the bus home at 5:30. – Eu pego o ônibus para casa às 5:30.

I arrive home at 6:15. – Eu chego em casa às 6:15.

I take a shower. – Eu tomo um banho.

I put on my pajamas. – Eu coloco meu pijama.

I have dinner. – Eu janto.

I watch some TV. – Eu assisto um pouco de televisão.

And then I go to bed. – E então eu vou parar a cama



Exemplo de rotina Noturna:


I usually have lunch at noon with a colleague of mine. We like to eat at a local shop that offers a great variety of food at affordable prices. Before we go back to work, we walk in the park nearby just to relax a bit. After that, I go back to work where I usually have afternoon meetings. Soon after the meeting is over I sign some documents and finish my work. I usually get off work at 7 o’clock. After that, I go to the gym. I don’t like to work out that much, but I need to lose some weight.

I catch the bus back home around 7.20 p.m. I get home around 8 p.m. My wife is already home making dinner and I help her get things done, then we have dinner at 8.45 p.m. After dinner I help my wife and do the dishes, thereafter, I go to the living room to chill out and watch TV a bit, after that I take a shower and go to bed around 10.30.


Eu geralmente almoço ao meio-dia com um colega de trabalho meu. Nós gostamos de comer em uma loja local que oferece uma grande variedade de comida a preços acessíveis. Antes de voltarmos ao trabalho, caminhamos em um parque próximo para relaxar um pouco. Depois disso, eu volto ao trabalho onde costumo ter reuniões à tarde. Logo após o término da reunião, assino alguns documentos e termino meu trabalho. Eu geralmente saio do trabalho às 7 horas. Depois disso, vou para a academia. Eu não gosto de me exercitar muito, mas eu preciso perder um pouco de peso.

Eu pego o ônibus de volta para casa por volta das 19h20. Eu chego em casa por volta das 8 da noite. Minha esposa já está em casa fazendo o jantar e eu a ajudo a terminar de fazer as coisas, então jantamos às 8h45. Depois do jantar eu ajudo minha esposa e lavo a louça, depois disso, eu vou para a sala de estar para relaxar e assistir TV um pouco, depois disso tomo um banho e vou para a cama por volta das 10h30.





Expressões usadas para Rotina:


Arrive home/Get home/Go (back) home – chegar em casa, ir (voltar) para casa

Brush my teeth – Escovar meus dentes

Catch/Get/Take the bus/cab/train – pegar o ônibus/taxi/trem

Clean the room – limpar o quarto

Comb/Brush my hair – Pentear meus cabelos

Do the cleaning – fazer a limpeza

Do the dishes – lavar a louça

Do the homework – fazer lição de casa

Eat/Have breakfast – tomar café da manhã

Eat/Have lunch – almoçar

Eat/Have dinner – jantar

Eat/Have a snack – Fazer um lanche

Eat out – comer fora

Feed the dog/cat – alimentar ou dar ração para o cachorro/gato

Get dressed/Put on my clothes – se vestir, colocar a roupa

Get in the car – entrar no carro

Get off work at – eu saio do trabalho às.

Get up – Levantar

Go to bed – ir pra cama

Go to college/school/work – ir pra faculdade/escola, ir trabalhar

Go to sleep – ir dormir

Go out – sair

Hang out with my friends – sair com meus amigos

Have classes – ter aulas

Make the bed – arrumar a cama

Pick out clothes – escolher as roupas

Put on my make-up – maquiar-se

Run – correr

Set the alarm – colocar o alarme para despertar

Start working at – começar a trabalhar às

Study – estudar

Take/have a shower – tomar banho, uma ducha

Take out the trash – colocar o lixo para fora de casa

Wake up – acordar

Walk – caminhar

Wash my face – lavar meu rosto

Work out/Exercise – fazer exercícios




Perguntas para você exercitar o tema ROUTINE.



What time do you get up?

What time do you eat breakfast?

Where do you eat breakfast?

How do you go to school?

What time do you go home from school?

Where do you do your homework?

Do you like watching television?

What time do you eat dinner?

What do you like to eat for dinner?

What time do you go to bed?

What is your morning routine? Do you get dress every single day?

What time do you go to sleep? Do you do anything before going to bed to make your morning easier? Do you use an alarm to wake you up in the morning, and if so do you ever hit the snooze button? How soon after waking up do you have breakfast, and what do you typically have? Do you have a morning workout routine? Do you have a morning meditation routine? Do you check your phone first thing in the morning or leave it until later in the day? Do you use any apps or products to enhance your sleep or morning routine? How soon do you check your phone in the morning? What are your most important tasks in the morning? What and when is your first drink in the morning? Do you also follow your morning routine on weekends, or do you change some steps?

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page