Você quer aprender um novo idioma para valer?
Lamento ou não te informar, mas você tem que começar a estudar diariamente.
Aqui vou explicar porque estudar de forma eventual é prejudicial, quais as vantagens do estudo diário e porque não é tão difícil como parece.
Qual o problema em estudar um pouco hoje um pouco semana que vem..
Eu sei bem que, quando fazemos curso seja ele de inglês ou qualquer outro assunto, é comum deixarmos tudo para 5 min antes da aula. Por exemplo, revisar intensamente na véspera da prova.
E talvez você esteja ai dizendo "Essa estratégia funciona para mim, tiro boas notas", mas sinto em dizer que é um total desastre para fixar as informações na memória no longo prazo.
Acontece que a matéria provavelmente será esquecida em poucos dias e todo tempo dedicado estudando será perdido.
Vamos dizer que, até que você realmente tenha uma boa base no inglês, o aprendizado e a fixação não é como aprender a andar de bicicleta.. nós esquecemos sim.
"ah, então vou estudar muitas horas direto.."
Como eu sei que quer isso? eu já estive no seu lugar. Resolvemos estudar intensamente por várias horas quando estamos sujeitos a alguma pressão, pode ser uma prova ou prazo de entrega de algum trabalho.
Não dá para estudar todos os dias neste mesmo ritmo, pois é cansativo e exige muita força de vontade. –, a probabilidade de desistência é grande.
Outro problema, estudar por horas seguidas é pouco eficiente. Ao passar do tempo fica cada vez mais difícil manter a concentração e parece até que o cérebro passa a se recusar a absorver mais informações.
Como estudar diariamente
Para sermos bons em qualquer coisa, é preciso da prática diária.
Você quer ver só? quando vamos tirar carteira, nós fazemos pequenos blocos de aula por um período ou um longo e intenso treino e dai vamos para o teste? Sobre a academia, malhamos um treino intenso e obtemos nosso resultado ou a constância é o que trás nosso resultado?
Todos os dias quando pararmos para estudar vamos bombardear nosso cérebro com informações, mas o problema é que o nosso cérebro tem dificuldade para selecionar o que é importante para ser, ou não, retido na memória. Aí que mora o ? da questão, se você mostra para ele varias vezes tranquilamente que aquilo é importante ele entendera melhor do que com um estudo intenso e super longe do proximo.
Você prefere ser lembrado de algo diariamente ou uma vez hoje e uma vez sabe Deus quando?
.O cérebro precisa de um tempo para “digerir” o assunto, sedimentar as informações na memória e o momento em que isso mais acontece é durante o sono.
É claro que transformar os estudos em um hábito diário pode ser difícil, pelo menos no início. Entretanto, após algum tempo, fica bem mais fácil. Não acredita? Então pense em qualquer hábito que você tem – escovar os dentes, por exemplo. Quando você era menor, precisava que seus pais mandassem você fazer a escovação. Agora que já virou um hábito, você simplesmente escova sem precisar de força de vontade ou motivação; na verdade até se sente mal quando não escova.
O que é possível fazer em 30 minutos?
São infinitas as possibilidades do que dá para fazer em 30 minutos de estudos. A seguir apresento algumas de minhas atividades que costumam durar este tempo.
Duolingo.
O Duolingo é uma plataforma de aprendizagem de línguas on-line, sei que conhece bem. É muito bom para aprender novas palavras e melhorar a gramática. E o melhor de tudo, é totalmente grátis!
Aprender 10 palavras por dia com o Anki ou Memrise
Anki e Memrise são plataformas que aplicam a técnica de revisões espaçadas, muito utilizado para fixar novas palavras estrangeiras na memória.
Ler e revisar um texto com áudio.
É muito importante ouvir e entender, uma boa atividade diariadé refletir em cima de um texto, é esperado que você aprenda o vocabulário e a gramática por assimilação.
Entendeu tudo até aqui?
O estudo de idiomas é uma longa jornada até a fluência. Não deve ser encarado como uma corrida de 100 metros rasos, pois está mais para uma maratona. Para conseguir estudar todos os dias, precisamos transformar os estudos em um hábito tão natural como escovar os dentes.
Para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre este post. Deixe um comentário abaixo sobre o que você mais gostou, ou um incentivo para que eu possa continuar.
Comentarios