Vamos falar sobre o best-seller “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito pelo pastor e filósofo americano Gary Chapman.
Esse livro explica que você compreenda com mais clareza que não existe uma forma única de amar, mas sim vários modos diferentes e complementares de expressar esse sentimento pelo outro e por nós mesmos.
Fato é que, os relacionamentos saudáveis estão relacionados à nossa capacidade de amar e de ser amado. Logo, nossas relações familiares e afetivas precisam de uma base forte de amor para serem benéficas para todos. Isso é o que alimenta a empatia, a cumplicidade, o respeito necessários para que haja uma troca mútua.
Sem mais demoras, As Cinco Linguagens do Amor são:
Palavras de Afirmação
Tempo de qualidade
Toque Físico
Atos de serviço
Recebendo presentes
Vamos lá..
1- Palavras de Afirmação
Resumindo, referem-se a expressar afeto por meio de palavras faladas , elogios ou apreço.
Quando esta é a principal linguagem do amor de alguém, eles gostam de palavras amáveis e de encorajamento. Eles também gostam de citações edificantes, notas de amor e lindas mensagens de texto. Você pode fazer o dia dessa pessoa elogiando-a ou apontando o que ela faz bem.
2 – Tempo de Qualidade
Tempo de qualidade significa dar atenção completa ao outro.
Não é apenas sentar no sofá e assistir televisão juntos, pois nessa situação o protagonista não é o cônjuge, mas sim o filme.
As expressões desse tipo de linguagem são: conversar olhando nos olhos, sair para passear, ir ao restaurante, fazer algo que o outro gosta (mesmo que não seja tão interessante para você).
Importante lembrar que, um dos dialetos dessa linguagem é a “conversa de qualidade”.
Se a linguagem de amor do seu cônjuge/namorado é tempo de qualidade, um diálogo agradável e atencioso é fundamental para sua percepção emocional de ser amado.
3 - Presentes
Meio óbvio, mas ok. Para a pessoa que tem essa como a linguagem mais forte a demonstração de amor precisa ser mais concreta e visual. O importante não é o valor/custo ou tamanho do presente, mas sim a intenção. Saber que a outra pessoa lembrou de você, que estava pensando em você, demonstrar de maneira palpável.
4 - Toque físico
Acho que todos conhecemos uma pessoa que tem o toque físico como a linguagem mais forte, certo?
O toque físico, para algumas pessoas, é algo essencial que demonstra o carinho, amor e valorização que elas sentem.
Pessoas que gostam de toque, preferem trocar o aperto de mão por um abraço
Nos relacionamentos amorosos, são as pessoas que gostam de estar de mãos dadas, de cafuné, etc...
Algumas pessoas não são muito de toque físico, ou que até mesmo sentem um pouco de dificuldade em receber elogios, ou não têm muita paciência para conversas olho no olho. Pode ser que a linguagem que essas pessoas se sintam mais valorizadas seja a dos atos e serviços.
5 - Atos e serviços
Comments